Bem-Vindo(a)! Página Iniciada em 2005, compartilhando registros fotográficos das celebrações e momentos históricos da Fé Católica Apóstolica Romana em Lagoinha - SP.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

REVITALIZAÇÃO DO FORRO DA NAVE SUPERIOR DA IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE LAGOINHA


Tendo em vista a continuação das obras de revitalização da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Lagoinha iniciadas em 2011 por ocasião do Centenário da Imagem da Padroeira. Neste ano de 2014 através de uma pesquisa, ficou concluída a revitalização do forro da nave superior da Matriz. A pintura original datada na década de 40, encomenda pelo então pároco Conego Francisco Eloy de Almeida “Padre Chico” ao artista Italiano Domingos de Rocco, fazia referencia a ANUNCIAÇÃO DO ARCANJO SÃO GABRIEL A NOSSA SENHORA. Esta pintura por sua vez, fez parte de um conjunto das invocações do terço que se refere à Maria (Mistérios Gozosos), todas espalhadas nos forros da Matriz. Infelizmente na década de 70 por razões desconhecidas, as pinturas nas paredes, nos forros e os forros de Estuque foram removidos dando lugar ao forro atual de madeira. Ficou-se então mais de 30 anos sem qualquer intervenção nas decorações da Igreja, porem com as obras de Revitalização buscou-se uma aproximação com as decorações mais antigas que se tem registro, e começou-se a buscar um artista capaz de superar a altura do pé direito e com talento para igualar ou superar a pintura original. Depois de quatro anos, encomendou-se a pintura atual ao artista Joseense Rodolfo Cruz que aceitou o desafio com muito entusiasmo e competência, devolvendo ao povo de nossa comunidade e visitantes mais uma obra de inspiração da vida de JESUS. A pintura atual teve inicio no dia 11 de junho de 2014 e levou 30 dias para ficar pronta, a maior parte dos detalhes foram refeitos, porem com um toque atualizado, devido às novas medidas que o forro atual de madeira apresenta. O artista Rodolfo Cruz natural de São José dos Campos traz um currículo vitorioso no que diz respeito à experiência, em arte sacra e religiosa, pois trabalha com esse estilo há mais de 20 anos, sendo o forro da Igreja Matriz de Lagoinha sua primeira pintura realizada numa altura de 12 metros. 

 Fotos e Texto Eduardo Cursino 



 A QUE SE REFERE À ANUNCIAÇÃO DO ARCANJO SÃO GABRIEL A NOSSA SENHORA? 

 Na Anunciação de que Nossa Senhora seria a Mãe de Jesus (cf. Lc 1, 31), ela responde ao Anjo: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a vossa palavra” (Lc 1, 38). Maria não somente se disse serva, mas colocou-se a serviço de sua prima Isabel. Depois da resposta de Maria ao anúncio do Anjo, ela visitou sua prima, que estava grávida de João Batista. Ao ouvir a saudação de Maria, Isabel ficou cheia do Espírito Santo e disse: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” (Lc, 1, 42b). Maria tinha acabado de chegar, nem mesmo havia se colocado a serviço, e foi exaltada pela saudação de Isabel. Ela declara Maria como bem-aventurada, como realizada, somente pelo fato dela ter acreditado no anúncio do Anjo: “Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!” (Lc 1, 45). Mais ainda, Isabel profetiza o cumprimento da Anunciação feita pelo Anjo. Depois das palavras inspiradas de Isabel, em Nossa Senhora, no cântico do “Magnificat”, se realiza a profecia de Isabel. Maria experimenta, naquele momento, a exaltação de Deus: “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque ele olhou para a humildade de sua serva” (Lc 1, 47-48a). Maria foi exaltada logo depois no anúncio do Anjo porque se fez humilde, se fez serva do Senhor. Cheia do Espírito, Maria profetiza a exaltação que lhe será dada até o fim dos tempos: “Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz” (Lc 1, 48b). Como a Virgem Maria, que se fez serva, se fez escrava do Senhor, somos chamados também a nos fazer servos, escravos por amor do Senhor. Acolhendo com humildade o desígnio de Deus para nós, o Senhor nos promete que seremos exaltados: “quem se humilhar será exaltado” (Mt 23, 12). Certamente, esta exaltação acontece aqui, ainda que não conforme a nossa vontade, e acontecerá plenamente na glória da Jerusalém celeste, onde estaremos na comunhão definitiva com a Santíssima Trindade, a Virgem Maria, os anjos e os santos.






























































































Nenhum comentário:

Postar um comentário