Bem-Vindo(a)! Estamos satisfeitos em receber sua visita e esperamos que você também tenha satisfação em conhecer a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição de Lagoinha - SP.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Habemus Papam, Francisco I


Annuntio vobis gaudium magnum;
habemus Papam:

Eminentissimum ac Reverendissimum Dominum,
Dominum Georgium Marium
Sanctae Romanae Ecclesiae Cardinalem Bergoglio
qui sibi nomen imposuit Franciscum


EM PORTUGUÊS 

Anuncio-vos uma grande alegria;
Temos um Papa:
O eminentíssimo e reverendíssimo Senhor,
Dom Jorge Mario,
Cardeal da Santa Igreja Romana BERGOGLIO,
Que se impôs o nome de Francisco.

Atque MISERANDO eligendo

Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na mesa para a cobrança de impostos, e disse: "Siga-me". Eu vi mais com o olhar interior, de amor com os olhos corporais. Jesus viu o publicano, e viu-o com misericórdia e escolhê-lo, (miserando atque eligendo) Siga-me e disse: "Siga-me", que significa "Espelho-me." Ele disse: "Siga-me", em vez de através de seus ritmos, com a sua forma de trabalhar. Para ele diz que está sempre em Cristo deve andar como ele andou continuamente.
San Beda el Venerable, presbítero; Homilía 21
· Membro da Congregação para o Culto Divino ea Disciplina dos Sacramentos. 
· Membro da Congregação para o Clero. 
· Membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
· Membro da Presidência Pontifício Conselho para a Família. 
· Pós-sinodal Membro do Conselho. 
· Diretor da Pontifícia Comissão para a América Latina. 
· Presidente da Comissão Episcopal para a Universidade Católica da Argentina. 
· Chanceler da Universidade Católica Argentina. 
. Moderador do Tribunal Eclesiástico Nacional de segunda instância.
. Tribunal Interdiocesano Bonaerense moderador.
Nasceu em Buenos Aires, em 17/12/1936, ordenado em 13/12/1969, João Paulo II nomeou-o Bispo titular de Auca y Auxiliar de Buenos Aires, em 20/05/1992, Bispo Consagrada 27/06/1992 Buenos Aires, Área Vigário Episcopal Flores (1992/06/07), Vigário Geral da Arquidiocese de Buenos Aires (1993/12/21), Nomeado pelo Papa João Paulo II Arcebispo Coadjutor de Buenos Aires ( 1997/03/06), assume como arcebispo de Buenos Aires (1998/02/28), Criado cardeal pelo Papa João Paulo II no consistório de 21 de fevereiro de 2001, sob o título de São Roberto Belarmino.
Fonte: http://www.arzbaires.org.ar/inicio/Arzobispo.html





Bênção Apostólica "Urbi et Orbi":

Irmãos e irmãs, boa-noite!

Vós sabeis que o dever do Conclave era dar um Bispo a Roma. Parece que os meus irmãos Cardeais tenham ido buscá-lo quase ao fim do mundo… Eis-me aqui! Agradeço-vos o acolhimento: a comunidade diocesana de Roma tem o seu Bispo. Obrigado! E, antes de mais nada, quero fazer uma oração pelo nosso Bispo emérito Bento XVI. Rezemos todos juntos por ele, para que o Senhor o abençoe e Nossa Senhora o guarde.

[Recitação do Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai]

E agora iniciamos este caminho, Bispo e povo... este caminho da Igreja de Roma, que é aquela que preside a todas as Igrejas na caridade. Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos sempre uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade. Espero que este caminho de Igreja, que hoje começamos e no qual me ajudará o meu Cardeal Vigário, aqui presente, seja frutuoso para a evangelização desta cidade tão bela!

E agora quero dar a Bênção, mas antes… antes, peço-vos um favor: antes de o Bispo abençoar o povo, peço-vos que rezeis ao Senhor para que me abençoe a mim; é a oração do povo, pedindo a Bênção para o seu Bispo. Façamos em silêncio esta oração vossa por mim.

[…]

Agora dar-vos-ei a Bênção, a vós e a todo o mundo, a todos os homens e mulheres de boa vontade.

[Bênção]

Irmãos e irmãs, tenho de vos deixar. Muito obrigado pelo acolhimento! Rezai por mim e até breve! Ver-nos-emos em breve: amanhã quero ir rezar aos pés de Nossa Senhora, para que guarde Roma inteira. Boa noite e bom descanso!

Fonte: http://www.vatican.va/holy_father/francesco/elezione/index_po.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário